sexta-feira, 7 de julho de 2017

Hush Hush

Um anjo caído...


Caros leitores, hoje trago-vos uma história que, sem dúvida tinha de partilhar: Hush, hush, de Becca Fitzpatrick. Esta autora sempre foi fã de livros de aventura, licenciou-se em Saúde, no entanto, rapidamente mudou de rumo e se dirigiu para as letras. Considera-se uma pessoa normal quando não está a escrever: gosta de correr, fazer compras...

Hush, hush foi o seu primeiro romance publicado e rapidamente se transformou num sucesso à escala mundial. A coleção Hush, hush já conta com quatro obras: Crescendo, Silêncio e Finale. 

No primeiro livro desta saga literária, conhecemos Nora Grey, uma rapariga normal, boa aluna, calma e, como todas as adolescentes de dezasseis anos, com uma melhor amiga irreverente, Vee.

Faziam tudo juntas, até que um dia, o treinador de Basquetebol, que lhes dava aulas de biologia, decide reformular a disposição dos alunos na sala. Vee teve de mudar de lugar e, para a cadeira ao seu lado, veio Patch, um misterioso rapaz que mal dizia uma palavra.

Nora tinha de o conhecer. Não porque quisesse, mas devido ao trabalho de casa desse dia: tinha de reunir factos autênticos acerca do seu colega de mesa. A jovem tentou, mas Patch parecia gozar com ela sempre que abria a boca.

Tentando não reprovar no trabalho, Nora quase que persegue o rapaz, ou seria o contrário? Patch sabia sempre onde ela estava e aparecia nas mais inesperadas situações.

Agora, Nora sente-se perseguida. Chega a ter um acidente de carro quando um rapaz com uma máscara de Ski a ataca. Nessa noite, refugia-se em casa de Vee, no entanto, ao acordar, vê que o carro está em perfeitas condições. A partir daí, começa a ver coisas que talvez não existam, ou será que existem?

Elliot muda-se para a sua escola e parece interessado em tornar-se mais que seu amigo. Primeiramente, acha-o bonito e gentil, mas, por qualquer razão, não consegue tirar Patch da cabeça.

Será Nora capaz de descobrir quem a anda a atacar e, ao mesmo tempo, manter-se afastada de Patch, que pode muito bem ser o autor desses ataques? 

Adorei este livro! A história toma um ritmo alucinante à medida que vamos lendo. Começa com uma ação um pouco demorada, enquanto Patch e Nora se vão conhecendo, mas não é aborrecida. A personalidade obscura deste rapaz e a curiosidade de Nora conferem à obra um caráter deveras interessante.

Nora é uma personagem bem estruturada, gostei da forma como a autora a retrata como a típica menina bem comportada que, após alguns incidentes se torna curiosa ao ponto de espiar, enganar... Isto, também devido à presença da sua amiga Vee, uma autêntica alma livre, que faz e diz o que lhe apetece.

Patch, por outro lado, primeiramente dá-nos uma imagem um pouco conturbada de si mesmo, é rude, irónico... Mas deixa-nos sempre com a sensação de que há algo mais atrás dessa faceta dura. Mais à frente conseguimos detetar nele dimensões que, ao longo do livro pensávamos não existirem. É uma personagem que evolui na história, retirando o caráter demorado que previamente referi.

O facto de o prólogo nos dar algumas informações acerca de um anjo caído e do seu servo permite-nos tirar ilações acerca do que se poderá vir a passar na história, mas será que estamos corretos? Becca Fitzpatrick consegue fazer uma das coisas que mais gosto num livro: deixar o leitor imaginar. Deixa de ser apenas uma história e passa a fazer parte de nós, a seguir o rumo que queremos, pelo menos até descobrirmos a verdade, que nos surpreende ainda mais.

Por vezes, senti que algumas das atitudes das personagens eram um pouco rebuscadas, quer dizer, nenhum aluno de liceu normal faria tais coisas, no entanto, com o decorrer da ação, ficamos a perceber que talvez nem tenham acontecido ou, se aconteceram, terá sido dessa maneira? Tudo culmina para uma revelação surpreendente no final do livro. Como é óbvio, não vos posso contar, mas digo-vos que vale a pena ler para descobrir.

O aspeto que mais gostei foi a intensidade da relação de Nora e Patch. É, primeiramente um pouco hostil, repleta de ironia e provocações mútuas, embora maioritariamente vindas de Patch. É daqueles livros que nos faz desejar estar lá dentro e viver a vida de uma das personagens, uma vez que conseguimos, desde o início, perceber quais delas estão destinadas à grandeza.