segunda-feira, 1 de maio de 2017

The Secret Circle - The Initiation

Um Segredo mal guardado...


The Secret Circle é uma coleção da autora L. J. Smith, que também escreveu as séries The Vampire Diaries e Night world. Esta coleção inicia-se com o livro The Initiation.

O meu exemplar está em inglês e é uma compilação do primeiro volume e parte do segundo, intitulando-se The Initiation and The Captive Part 1.

Primeiramente, vou apenas apresentar-vos a minha opinião relativa a The Initiation, mas, em breve, publicarei a opinião relativa a The Captive Part 1.

No início, encontramos Cassie de férias. No entanto, está absolutamente aborrecida e só deseja voltar para casa. A melhor parte das férias foi ajudar um rapaz a escapar de outros dois rapazes que o perseguiam.

Esse rapaz, cujo nome desconhecia, ofereceu-lhe, como agradecimento pela sua ajuda, uma pedra, afirmando que a protegeria. Ele era misterioso, como se conseguisse ler os seus pensamentos.

Cassie fica destroçada quando a sua mãe lhe conta que não voltarão para casa. Mudar-se-ão para a casa da sua avó, que a jovem não conhecia. 

Na sua nova vida, esta rapariga é atormentada e, ao mesmo tempo ajudada por pessoas que, mais tarde, descobriria que pertencem ao "Clube". Após uma série de peripécias e sentimentos contraditórios, Cassie descobre a verdade acerca do "clube" e de si própria. 

Cassie encontra-se, agora, num mundo ao qual estava destinada a pertencer desde o seu nascimento. Com muitos segredos por desvendar, esta rapariga tem de ganhar coragem e enfrentar o desconhecido.

Devo dizer que fiquei um pouco desiludido com esta obra. Esperava algo mais. Mais uma vez,  tinha a mente toldada pela adaptação televisiva desta saga literária, intitulada The Secret Circle. A história foi totalmente alterada: na série a mãe de Cassie tinha morrido, por exemplo.

Quanto ao livro, achei a linguagem simples, embora sentisse alguma dificuldade em distinguir pensamentos de diálogo, uma vez que ambos estão integrados na narração.

A personagem que mais me surpreendeu foi Faye, uma rapariga cuja missão parecia tornar a vida de Cassie num inferno. A de Cassie e a de todos, era implacável e quase cruel.

Achei o enredo um pouco estagnado. Apesar das inúmeras peripécias que vão acontecendo, a ação decorre num espaço de tempo muito curto. Penso que a autora nos quer mostrar tudo o que Cassie sentiu e viu, mas por vezes torna-se um pouco aborrecido ver os pequenos pormenores explicados de forma demasiado profunda. 

Algo que já percebi ao ler outras obras da autora é que os livros não acabam. A coleção é como um grande livro que simplesmente foi dividido em partes mais pequenas, ou seja, em vários livros. Por essa razão, The awakening não tem conclusão, nem que parcial, começando o segundo volume exatamente onde este terminou.

Ainda não consegui decidir se gosto ou não desta forma de escrita. Por um lado, não gosto do final porque, como já referi, não há qualquer conclusão, por outro, sinto uma necessidade enorme de ler o próximo livro, fico totalmente agarrada. 

Noutra perspectiva, este tipo de escrita faz com que a leitura da coleção tenha de ser seguida, pois não há qualquer contextualização, havendo o risco de nos esquecermos do que se passou anteriormente. 


Tendo em conta o quanto gostei da série televisiva, vou continuar a ler esta coleção, esperando que os próximos livros me surpreendam mais que este volume.